Projeto CineCentro, no CCJF, apresenta retrospectiva da documentarista brasileira Maria Augusta Ramos*
Publicado em 22/07/2024
CineCentro é um programa audiovisual de curadoria do CCJF mensal, com foco em documentários e filmes de artistas;
“Retrospectiva Maria Augusta Ramos”, que estreia a série Documentários do Programa CineCentro, acontece entre os dias 25 e 28 de julho, abordando temas como a Operação Lava Jato, crise política no Brasil e o julgamento de menores acusados pelos crimes de roubo, tráfico e homicídio. A entrada é franca.
Para inaugurar a categoria Documentários do programa CineCentro, a curadoria de cinema do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) escolheu uma seleção de documentários da renomada diretora e roteirista brasileira, Maria Augusta Ramos. A série CineCentro: Retrospectiva Maria Augusta Ramos será exibida de 25 a 28 de julho, gratuitamente, no Cinema do CCJF. No primeiro dia, 25, às 18h, será exibido o filme Amigo Secreto, que traz à tona o vazamento de conversas entre várias autoridades do Brasil que acaba abalando a credibilidade da Operação Lava Jato. A história gira em torno de quatro jornalistas que acompanham os desdobramentos do caso, em uma sequência de situações que tendem a colocar a democracia brasileira em risco. Após o documentário, haverá debate com Maria Augusta, Dra. Simone Schreiber, desembargadora do Tribunal Regional Federal 2ª região, professora de direito processual penal da UNIRIO e diretora-geral do CCJF, e Dr. Rubens Casara, juiz de Direito Titular da 43ª Vara Criminal da Capital (TJ-RJ).
Já no dia 26 de julho, às 18h, o público poderá assistir O Processo, documentário que destaca a crise política que afeta o Brasil desde 2013, sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções. Será possível acompanhar imagens das votações e discussões que determinaram a destituição da presidente Dilma Rousseff. No dia seguinte, 27, serão apresentados dois filmes, Juízo, às 17h, e Justiça, às 19h. O primeiro documentário mostra a trajetória de jovens, em situação de vulnerabilidade (com menos de 18 anos de idade) diante da lei, — entre o instante da prisão e do julgamento por roubo, tráfico e homicídio; o segundo traz o dia a dia do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e seus personagens, promotores, defensores públicos, juízes e réus, oferecendo ao público uma reflexão sobre o sistema judicial brasileiro e as estruturas de poder vigentes no país.
Para fechar a programação, no dia 28 de julho, às 17h, Futuro Junho ocupa as telas do cinema do CCJF. O documentário volta no tempo, na época de semanas antes da Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil. Nesse contexto, quatro trabalhadores de São Paulo são seguidos pela câmera clínica e rigorosa de Maria Augusta Ramos e, entre situações profissionais e momentos de intimidade, esses personagens da vida real expõem utopias e desilusões enfrentando os desafios da maior metrópole do país.
Evandro Salles, um dos organizadores do projeto e curador do CCJF, destaca o importante papel do CCJF como centro de difusão cultural. O prédio histórico faz parte do Quadrilátero Cultural, e está localizado na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. “O CineCentro abre um significativo espaço para obras cinematográficas de qualidade, produzidas ou por documentaristas ou por artistas que usam o cinema como linguagem — algo que hoje percebemos ser escasso na cidade. Com esse novo programa, o Rio ganha um rico local de veiculação de produções cinematográficas experimentais e documentários.” Quanto ao público da mostra, ele explica que a ideia é atrair um público persificado, incluindo cinéfilos, estudantes de arte e cinema, além de pessoas interessadas em explorar novas perspectivas culturais por meio do cinema.
Todos os documentários são dirigidos por Maria Augusta Ramos e distribuídos pela Vitrine Filmes. O filme e o debate serão acessíveis em libras. Segue abaixo a programação do CineCentro: Retrospectiva Maria Augusta Ramos.
Dia 25/07 (quinta-feira)
Amigo Secreto, às 18 horas
Local: Cinema do CCJF
Classificação indicativa: 12 anos (contém violência e linguagem imprópria).
Duração: 130 min
Ano do lançamento: 2022
Logo após, às 20h, debate com Maria Augusta, Dra. Simone Schreiber, desembargadora do Tribunal Regional Federal 2ª região e Diretora-geral do CCJF, e Dr. Rubens Casara, juiz de Direito Titular da 43ª Vara Criminal da Capital (TJ-RJ).
Dia 26/07 (sexta-feira)
O Processo, às 18 horas
Local: Cinema do CCJF
Classificação indicativa: Livre
Duração: 140 min
Ano do lançamento: 2018
Dia 27/07 (sábado)
Juízo, às 17h
Local: Cinema do CCJF
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 100 min
Ano do lançamento: 2007
Justiça, às 19h
Local: Cinema do CCJF
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 100 min
Ano do lançamento: 2004
Dia 28/07 (domingo)
Futuro Junho, às 17 horas
Local: Cinema do CCJF
Classificação indicativa: Livre
Duração: 100 min
Ano do lançamento: 2015
SERVIÇO:
CineCentro: Retrospectiva Maria Augusta Ramos
Data: dias 25, 26, 27 e 28 de julho de 2024 (de quinta a domingo)
Horário: 18h
Local: Cinema
Ingressos: gratuito
Comunicação CCJF
imprensa.ccjf@trf2.jus.br
thais.thimoteo@trf2.jus.br
(21) 3261-6432 ou (21) 99249-2380
Centro Cultural Justiça Federal • CCJF
Avenida Rio Branco, 241 – Centro • Rio de Janeiro (também há possibilidade de entrada pela Rua México, 57).
*Fonte: CCJF
Compartilhar:
Assuntos:CCJF