TJAL é novo aliado da JFAL para ações de proteção às pessoas em situação de rua
TJAL é novo aliado da JFAL para ações de proteção às pessoas em situação de rua
Quarta, 21 de fevereiro de 2024 às 19:08
Desembargador Tutmés Airan recebeu os juízes federais Antônio José e Aline Soares para discutir o projeto PopRuaJudCrédito da foto: TJAL
A Comissão do Projeto PopRuaJud Justiça Federal em Alagoas (JFAL) passará a integrar o Comitê Interinstitucional Pop Rua/Jus no estado, coordenado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). A parceria é resultado da reunião estratégica, realizada nesta terça-feira, 20, entre os coordenadores do Pop Rua Jud, juízes federais Aline Soares Lucena Carnaúba e Antônio José de Carvalho Araújo, o desembargador estadual Tutmés Airan, coordenador do comitê e o secretário da Coordenadoria de Direitos Humanos do TJAL, Pedro Montenegro.
Para o juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo, a união dos esforços do Judiciário é um importante passo na construção dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Fiquei muito feliz com a receptividade, especialmente porque a união do Judiciário é essencial para a realização de atividades como prestação de serviços e mutirões. A união das comissões possibilita outras ideias, como formulações de políticas públicas em defesa da proteção de pessoas em situação de rua e o melhor alinhamento e implementação, com a atuação conjunta”, disse o magistrado.
Ainda segundo o juiz, com a união de esforços, espera-se não apenas a realização de ações concretas em benefício da população em situação de rua, mas também o fortalecimento do diálogo interinstitucional e a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento de políticas de proteção inclusivas e abrangentes.
Pop Rua Jud
A Comissão age em acordo com a Resolução 425/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de instituir, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. O programa prevê mutirões, ações de capacitação e de efetivação do acesso ao Sistema de Justiça.
A iniciativa visa prestar atendimento prioritário e sem burocracia à população em situação de rua.
Secom JFAL