MP do Ceará apresenta ao CNMP Programa de Transformação Digital desenvolvido pela instituição
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) apresentou, na terça-feira, 20 de fevereiro, ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Programa de Transformação Digital desenvolvido pela instituição, durante reunião realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça em Fortaleza.
O encontro contou com a participação do conselheiro presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Moacyr Rey Filho, que também é presidente da Estratégia Nacional do Ministério Público Digital; dos membros auxiliares Guilherme Zattar, Eduardo Sabo e Octávio Neto; e das assessoras Bruna Damacena e Luciana Freitas.
Além da apresentação do Programa MPCE+Digital, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Ceará, Haley Carvalho, realizou um balanço das transformações digitais proporcionadas pela inovação no âmbito da instituição.
Haley Carvalho destacou que a troca de experiências entre o MPCE e o Conselho contribui para um alinhamento em torno da transformação digital e da inovação nos MPs de todo o país. Para ele, “ouvir e conhecer a realidade de outros estados e a visão nacional através do CNMP é muito importante para que nós não façamos nada desalinhado com o que esteja sendo pensado nacionalmente nessa área da transformação digital”, afirmou.
O presidente da CPE, conselheiro Moacyr Rey Filho, ressaltou que o MPCE é referência nacional no tema e que a inovação estará fortemente ligada à atuação do MP nas próximas décadas. De acordo com o conselheiro, “estamos aqui para aprender, alinhar estratégias e construir juntos uma identidade nacional em termos de transformação digital no âmbito do Ministério Público brasileiro”.
Na ocasião, a secretária de Planejamento e Modernização Administrativa do MPCE, Ticiana Sampaio, ainda informou como o Programa de Transformação Digital está sendo implementado dentro da instituição. Já a secretária de Tecnologia da Informação, Evelise Braga, expôs as aquisições já realizadas e em planejamento no MPCE+Digital.
Portal de Serviços
Durante a tarde, a programação prosseguiu com explanação sobre o Portal de Serviços do MPCE. A apresentação foi feita pelo assessor de Transformação Digital da instituição, Dilthey Forte. “Nesse momento, o portal oferece soluções para a área-meio. A ferramenta foi elaborada através do mapeamento dos recursos e dos processos, pensando no desenvolvimento rápido e eficiente das demandas, primeiramente em gestão de pessoas”, afirmou. De 81 serviços mapeados, 53 (65%) já são disponibilizados para os usuários.
Para demonstrar a funcionalidade do portal, o gerente de projeto da empresa desenvolvedora EloGroup, Felipe Drumond, simulou a solicitação de dois serviços, com dados fictícios sobre atualização de férias de membros e pedido de afastamento. “Agregar tantas informações próprias do serviço público é um desafio em termos de tecnologia. É preciso considerar o contexto dos sistemas, a nova arquitetura de soluções tecnológicas organizacionais e a demanda do usuário”, explicou.
Presenças
Também participaram da reunião os promotores de Justiça Ana Bastos (coordenadora do Nusaf), Daniele Fontenele (assessora de Desenvolvimento Institucional), Hugo Porto (coordenador do Laboratório de Inovação), Juliana Cronemberger (secretária-geral) e Ricardo Rabelo (assessor de Políticas Institucionais); a secretária de Gestão de Pessoas, Ana Sudário; o secretário de Comunicação, Reginaldo Aguiar; o secretário de Auditoria e Controle, Leonel Oliveira; e as servidoras lotadas no Lino Ana Lisse de Carvalho e Luciana Mendes.
Acesse aqui a galeria de fotos da visita técnica.
*Com informações de Ministério Público do Estado do Ceará