Grupo de trabalho da Corregedoria Nacional discute aproximação do Ministério Público com a sociedade
Com o objetivo de fomentar uma abordagem estruturada e proativa para incentivar a aproximação dos integrantes do Ministério Público brasileiro com os anseios da comunidade, a Corregedoria Nacional do MP realizou, nesta terça-feira, 6 de agosto, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, reunião do “Grupo de Trabalho de Aproximação com a Sociedade”.
O GT surgiu em decorrência da instauração, pelo corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias, do Procedimento de Estudos e Pesquisas (PEP) nº 1/2024, por meio da Portaria CNMP-CN nº 1/2024.
O procedimento visa a desenvolver, no âmbito da Corregedoria Nacional, projeto voltado ao fortalecimento da atuação do MP brasileiro junto à sociedade.
As atividades do grupo, coordenado pela Coordenadoria de Inovações da Corregedoria Nacional, são estruturadas nos eixos do engajamento social, transformação do Ministério Público e resolutividade na atuação ministerial.
Na reunião dessa terça-feira, o corregedor nacional falou sobre a importância de os MPs fortalecerem projetos que permitam maior aproximação do promotor de Justiça com a comunidade local, além de proporcionarem regular atendimento ao público e assegurarem a presença efetiva do membro nas unidades ministeriais e nas comunidades, atuando de forma engajada e participativa.
Além de integrantes da Corregedoria Nacional, o GT de Aproximação com a Sociedade conta com a participação de representantes da Ouvidoria Nacional; da Unidade de Capacitação do Ministério Público; do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG); do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCG); e do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP).
A próxima reunião do grupo de trabalho está agendada para o dia 20 de agosto.